Nossa História

Tudo começou, em 1941, quando os irmãos Emílio e Georges Bonduki fundaram uma distribuidora de fios e linhas, próxima à Rua 25 de Março, tradicional centro atacadista da capital paulista. No final dos anos 50, Emílio instalou uma pequena fábrica de linhas no bairro do Brás, também em São Paulo. Tempos depois, foi implantada uma retorsão de fios para malharia e tecelagem na cidade de Americana, no interior do Estado. Assim, iniciou-se a trajetória da Linhas Bonfio S/A, antiga Bonduki Bonfio, que hoje conta com mais de 350 colaboradores, em suas quatro unidades, atendendo mais de 5 mil clientes, no Brasil, e exportando para 14 países. Com o crescimento da unidade de Americana, foram lançados os fios flamê e botonê para malharia, as linhas de algodão para costura e as linhas de poliéster fiado.  Mas foi com os fios texturizados para costura overlock que a Bonfio se tornou líder deste segmento, posição mantida até hoje.

Em 1989, com a compra da Tintoria S/A, na época, umas das líderes na fabricação de linhas para bordar, a então Bonduki Bonfio consolidou todas as operações industriais em um novo prédio, em Americana.

Em 1996, após a abertura de mercado para o setor têxtil, a empresa consolidou seu processo de sucessão e deu início a um importante programa de profissionalização e modernização do seu parque fabril, com o apoio do BNDES. Como conseqüência, a produção aumentou 35% no ano seguinte. Três anos depois, a empresa adquiriu a tinturaria de fios Stilbene, em Itaquaquecetuba e, em 2003, montou uma nova unidade de retorsão em Três Lagoas - MS, completando seu processo de verticalização.

Em 2005, a empresa assinou uma joint-venture com a empresa americana American & Efird (A&E), uma das líderes mundiais na fabricação de linhas. Essa nova aliança garantiu aporte de capital e tecnologia para a Bonduki Bonfio, transformando-a em Linhas Bonfio S/A. Em decorrência dessa parceria, a Bonfio passou a lançar produtos inovadores, baseados na tecnologia avançada da A&E, como as linhas mistas D-Core e Perma-Core; as linhas Nomex, anti-chamas; e a linha Neon Plus, para o mercado de jeans.

Com esse novo impulso, associado ao exemplo de dedicação, trabalho e ética do nosso fundador, a Bonfio prepara-se para ser uma das empresas líderes no mercado de linhas da América Latina.


◄ Voltar