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A construção da nossa história de sucesso
A história da BONFIO anda entrelaçada com a história da moda, acompanhando a evolução do setor têxtil brasileiro e também do cenário mundial.
Afinal, ao longo de mais de 80 anos a BONFIO evoluiu com as mudanças e transformações do mercado da costura, tornando-se uma das principais fabricantes e distribuidoras de Linhas, Fios e Zíperes do país.
Nossa tradição tem como berço a Síria. Foi lá do outro lado do mundo, onde a manufatura dos tecidos era tida como uma das mais antigas tecnologias que o fundador da BONFIO, Emílio Gabriel Bonduki, teve relação direta com o desenvolvimento de malhas de tricô, mantas e tapetes.
A produção de novelos de lã de carneiro era grande e fazia muito sucesso. Após toda essa experiência e bagagem adquiridas, nasce a BONFIO em 1941 para fazer história no mercado brasileiro.
Fundada pelos irmãos Emílio e Georges Bonduki, a distribuidora de linhas, fios, tecidos e aviamentos era inaugurada nos anos 40 como uma revenda, na rua 25 de março em São Paulo. Com o crescente desenvolvimento da época na região considerada polo atacadista e têxtil da capital, a Bonduki, como era conhecida pelos clientes, consolidou-se pela qualidade e variedade de produtos oferecidos.
Os principais itens comercializados eram o fio de Rayone as linhas de algodão, suprindo as necessidades da moda marcada pelas mangas largas, silhueta estreita e cintura super definida. As saias geralmente eram retas com pregas invertidas para facilitar o movimento. Uma era onde reinou a elegância deixada de lado em tempos de guerra, tendo o estilista Christian Dior como o grande nome. Suas produções eram e são até hoje, grande fonte de inspiração.
Aliás, foi o desabastecimento acelerado causado no período da II Guerra Mundial que contribuiu para que os empreendedores tivessem a vontade de fabricar os próprios produtos e expandir ainda mais o negócio. Movimento que acontece nos anos seguintes.
Década de 1950:
Para atender a necessidade crescente de grandes confecções e aviamentos de todo o Brasil, os irmãos instalam, em 1950, uma pequena fábrica de linhas no bairro do Brás, com a compra da primeira conicaleira LEESONA dando início ao processo de industrialização. Dali os produtos saem direto para abastecer as prateleiras da loja.
Marcada pela década dos anos dourados, a moda caracterizava-se pelo glamour e elegância. Vestidos rodados e bem marcados na cintura, acompanhados de muitos acessórios, eram a grande tendência.
A segunda metade da década define o início da fase industrial brasileira em processo acelerado, com ênfase para os setores mais dinâmicos e não tradicionais. Por influência, o setor têxtil começa a passar por grandes transformações e a BONFIO claro, acompanha esse movimento.
Nos anos 60, devido ao grande desenvolvimento do polo têxtil de Americana, a empresa instala uma nova unidade na cidade, que já despontava como o maior centro de produção e distribuição têxtil da América do Sul.
O grande destaque deste período foram os fios de poliéster, de nylon e as linhas de Rayon para bordar.
Os produtos conferiam um acabamento nobre e de alta qualidade aos vestidos que eram a grande marca da época, repletos de estampas geométricas, florais e tye dye.
A quebra de padrões e a liberdade de escolha são palavras-chave para entender a moda da geração “baby boomers”, onde as roupas demonstravam o estado de espírito. No vestuário feminino, a minissaia se destacou. Pela primeira vez na história da moda, os jovens não se vestiam mais como seus pais. E mais uma vez, nossos produtos brilhavam nas produções.
Após o falecimento de um dos fundadores, a unidade do Brás se transforma em depósito. E a empresa começa a fazer investimentos na fábrica de Americana para iniciar a produção de linhas de poliéster e poliamida, que viriam a substituir as linhas de algodão e Rayon. Com toda essa revolução no setor, a BONDUKI BONFIO segue evoluindo e passa a adotar a marca BONFIO, adquirindo maquinários modernos. Capaz de produzir linhas e fios do mais alto padrão de qualidade e variedade, em pouco tempo torna-se líder do setor no país.
É um momento de crescimento extremamente acelerado no mercado com o início da produção de linhas de poliéster no Brasil. Acompanhando a moda dos anos 70 com os fios de poliéster e poliamida texturizados, a empresa vira referência na costura overlock e se destaca como fornecedora. Com o visual hippie, a calça boca de sino e os vestidos românticos ganham as ruas.
Ao mesmo tempo, tachas, camisetas grafitadas, roupas pretas de couro, coturnos e alfinetes deixavam de ser exclusividade dos punks e o estilo glam rock vira o queridinho. Nomes como Calvin Klein, Giorgio Armani e Ralph Lauren contribuíam para a internacionalização da moda, enquanto as mulheres profissionais buscavam por um guarda-roupa mais conciso.
Em 1988, com a produção crescendo rápido na filial de Americana, a marca unificou a produção de linhas para melhor atender. Instalou-se em um novo prédio, com 4.200 m², na rua Agenor Faion na Vila Bertini, onde encontra-se até hoje.
É na década de 80 que as conicaleiras Lessonas são substituídas pela SCHWEITER, que viria a se transformar em SSM – Scharer, Schweiter e Metler.
Neste período, também foram lançadas as linhas BONFIO RETA de Poliéster Fiado utilizadas nas roupas super extravagantes caracterizadas pelos blazers com ombreiras e suéteres.
Definitivamente, esta é a década do exagero, onde consumir peças de grandes estilistas e marcas fazia a cabeça dos jovens. No mundo, a mudança de atitude com destaque para um glamour mais adulto se torna essencial para a criação de impérios como de Giorgio Armani. E a ostentação chegava até os acessórios utilizados pelas grandes atrizes.
Toda essa diversidade chega aos anos 90, onde diferentes composições e estilos conviviam em harmonia. Óculos redondos, jeans rasgado, calça de cintura alta e camisa xadrez se tornam os looks mais usados pelas celebridades.
Enquanto a redução de tarifas aduaneiras e entraves burocráticos facilitavam as importações, ocasionando o fechamento de muitas empresas, a BONFIO seguia na contra-mão.
É aqui que inauguramos a primeira loja de fábrica no Bom Retiro em São Paulo, fornecendo produtos de alta qualidade e resistência, com destaque para as linhas BONFIO NEON trilobal para bordar que acompanham as tendências da moda grunge. O fenômeno trazia um visual sem compromisso e bagunçado. A camisa xadrez e os jeans rasgados eram as principais marcas registradas.
É nesse período que a BONFIO também realiza um projeto de modernização completo na fábrica com a compra das máquinas SSM, Hacoba e ICBT, investindo fortemente para reduzir custos e se tornar ainda mais competitiva frente aos produtos importados.
Com investimento em tecnologia e reconhecimento internacional, em 1999, a BONFIO firma parceria com a American& Efird (A&E), maior fabricante de linhas dos EUA, sediada na Carolina do Norte e uma das líderes globais na produção de linhas, com operação em 32 países. Com isso, a marca passa a lançar produtos inovadores, baseados na tecnologia avançada da A&E, desenvolvida nos laboratórios de R&D localizado em Mount Holly-NC. No final da década, mais um importante passo é dado com a compra da tinturaria de fios em Itaquaquecetuba-SP.
Os anos 2000 consolidam a participação da BONFIO no mercado. A empresa participa pela primeira vez de uma feira internacional, a Colombiatex, em Medellin.
E as novidades não param por aí! É nesta década que a BONFIO lança a linha BONFIO CLASSE A, poli – poli tipo core spun. Produto que se tornaria um dos carros – chefes da marca nos anos seguintes.
A renda, seda, cetim e algodão eram os tecidos que mais se destacavam, marcados por uma geração que amava o jeans cós baixo, candy colors, bordados e miçangas.
Dando continuidade ao plano de expansão, em 2003, a empresa implanta uma retorção de fios em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. E em 2005, acontece a assinatura da Joint Venture com a A&E – American& Efird, maior fábrica de linhas dos Estados Unidos.
Iniciamos a década produzindo localmente linhas antichama com Certificação UL (Underwriters Laboratories) e sistema de lubrificação desenvolvido nos EUA. Com isso, a BONFIO torna-se uma das únicas empresas brasileiras homologada pela Mesdan (líder mundial na fabricação de splicers e equipamentos de laboratório têxteis), garantindo qualidade e alta tecnologia em seus produtos.
Com a conquista dos direitos e as grandes revoluções, a liberdade toma conta do espaço, inclusive, na moda. As sobreposições, a combinação de diversas cores e proporções, vestimentas com muitas estampas são presença constante nos looks.
Seguindo as tendências, a BONFIO destacava-se com a venda das linhas BONFIO RETA e CLASSE A. Além do lançamento da linha BONFIO RETARDANTE A CHAMA, 100% meta aramida com fibra Nomex da DuPont.
A ampliação do portfólio BONFIO não para e o período é marcado pela aquisição da Qualitêxtil, especializada em linhas para colchões. Com isso, foram lançadas as linhas de poliéster de alta tenacidade para matelassê (Titan), e os fios Fortimax.
Em 2015, uma mudança importante ocorre com o processo de tinturaria transferido para a cidade de Brusque, em Santa Catarina, também conhecida por ser um importante pólo têxtil.
Já em 2019, é lançada a linha de Retrós, uma linha de algodão egípcio, na etiqueta 50, específica para costura de patchwork e produtos domésticos em geral, sendo mais um produto diferenciado da BONFIO.
É a partir deste período também, que com importante aporte de capital, a empresa moderniza a tinturaria e inicia nova fase de evolução e crescimento.
Adequando-se aos novos tempos, a marca passa por reformulação, se modernizando e se posicionando para um novo momento.
A empresa começa a atuar também no mercado de zíperes, lançando a submarca BONZIP. O início da década é marcado pela inauguração de novas lojas de fábrica da BONFIO. Uma loja é inaugurada junto a fábrica em Americana e outras três no estado de São Paulo, sendo na cidade de Taguaí, e duas na capital, no Brás e Bom Retiro.
Com foco na qualidade aliada à tecnologia, a marca segue inovando, sendo referência nos mercados nacional e internacional.
Ao longo das últimas oito décadas, evoluímos constantemente, acompanhando as transformações do mundo e da moda. Nos orgulhamos de tudo que já conquistamos e olhamos para o futuro com a certeza de que seguiremos fazendo parte da história do setor têxtil brasileiro e mundial.